terça-feira, 5 de abril de 2011

Descobrindo Deus


 A Bíblia, a palavra de Deus é o maior livro do mundo, tanto no sentido positivo quanto negativo.Porque? Se este livro for mentiroso, falso, ele é o pior livro de todos os séculos, nao teria sentido de ninguém o apoiar, muito menos igrejas existirem.Uma vez sendo mentira, este livro deveria ser combatido. Por outro lado, se este livro for verdadeiro, como eu creio, deverei o seguir, não há como ficar  neutro em relação a bíblia, se ela é falsa deve ser combatida mas se é verdadeira deve ser seguida, pois é o maior livro que já existiu entre os seres humanos.Então coloco um desafio agora, leia todo o texto, estude a bíblia, analise a história, peça a Deus uma chance, “se o Senhor é verdadeiro mesmo, responda-me!”, aí sim você pode tomar uma decisão contra ou a favor.Não existe neutralidade, colocar-se neutro já é estar em oposição. E convenhamos, tolo é aquele que se opõe a um Deus todo-poderoso.
 Eu poderia passar muito tempo falando sobre evidências racionais quanto a veracidade da bíblia e a existência de Deus. Com certeza citarei uma ou outra ao longo do texto, mas eu quero dar o principal motivo pelo qual eu acredito em Deus, Ele mudou a minha vida e esta parte não li em livro algum, é uma experiência  e experiência só há uma forma de se entender , a experimentando.Eu experimentei Deus na minha vida, Ele transformou meu ser, descobri que eu e Jesus somos a maioria onde quer que estejamos. Experimente também e você verá o quão maravilhoso é.Todo Cristão é a melhor ou pior propaganda que Deus tem.A vida do cristão é a única bíblia que as pessoas lêem fora da igreja, a forma como se trata sua esposa, seu esposo, seus filhos, como procede no trabalho, etc.Ou seja, o máximo que se pode fazer é testemunhar e convidar as pessoas a experimentar também.
 Evidências racionais existem várias,  mas não se trata em primeiro lugar de provar que Deus existe.Nem tudo que existe é provável pelo método científico.A ciência só pode provar aquilo que é falseável, exemplo: suponhamos que eu diga aqui que o combustível de avião não serve para automóvel, esta é uma afirmação científica porque eu tenho a possibilidade de colocar o combustível no automóvel para ver se funciona ou não.Por outro lado dizer que quando Cristóvão Colombo descobriu as américas estava resfriado não é uma informação científica porque não há possibilidade de voltar ao passado e experimentar diante de testemunhas ou laboratórios para provar.Há coisas que são falseáveis e outras não, as que não são falseáveis estão acima da ciência.Outro exemplo, geometria de Euclides:duas retas paralelas são infinitas e jamais se cruzam, como se provar isso cientificamente? Alguém aí tem uma régua do tamanho do infinito para provar que as retas são de fato infinitas?Alguém consegue ir ao extremo de alguma das retas para verificar que as duas jamais se encontram?Lógicamente não! Isso não se prova cientificamente, nem a teoria da relatividade de Einstein, mas como se pode afirmar tais teorias ?simples, faz sentido pensar assim.Não se pode  provar, pois está acima do calibre mental humano, se fosse possível provar teriamos capacidade para entender, porém  podemos enunciar.
Deus certamente é maior do que a geometria de Euclides ou a teoria da relatividade de Einstein, então se Deus é maior do que estas coisas, as mesmas  não podem ser provadas cientificamente, muito menos o próprio Deus, em outras palavras, se fosse possível provar Deus pela ciência Ele estaria dentro do nosso calibre mental sendo assim,pequeno demais para ser Deus.
Ele é um Deus eterno, nosso maravilhoso Criador,Redentor e Mantenedor.O que Celso Tomaz de Aquino falava como sendo “ A causa primeira”.Aquele que causou tudo mas Ele mesmo não foi causado por nada, nós o chamamos de Deus.Shakespeare perguntava:porque há música ao invés de ruído? Não só existem coisas, mas elas existem numa harmonia.Olhe a natureza, todas as coisas já seriam um mistério se só existissem, mas elas existem e são organizadas, demanda uma inteligência superior.Todas as coisas têm uma função, como se fosse uma engrenagem.Como a abelha depende da flor. Tanto é que quando se meche na engrenagem da natureza há sempre um caos.Isso nos obriga a aceitar a existência de um criador.
Há uma confusão muito grande entre Deus ser todo-poderoso e poder fazer qualquer coisa , se Deus pudesse criar a terceira margem do rio ou um círculo quadrado Ele não seria Todo-poderoso, seria ilógico.Deus é Todo-poderoso dentro do caráter dEle, mas tem um monte de coisas que um Deus Todo-poderoso não pode fazer, como por exemplo mentir, pecar, trair, e etc.Quando Deus criou as criaturas do universo a bíblia diz que Ele as criou livres, ou seja poderiam escolher entre dois caminhos e para organizar este universo Deus criou as suas leis.Tudo que existe, existe em possibilidade ou realidade.Quando Deus criou criaturas livres, a possibilidade do mal passou a existir, e antes que alguém pense que Deus é o culpado por isso eu pergunto diferente, quem pagou o maior preço quando o mal se tornou existente?a possibilidade do mal passou a existir quando as pessoas podiam escolher entre o bem e o mal.E entre criaturas livres tinha um anjo chamado Lúcifer que resolveu transformar o mal de possibilidade para realidade.Então pode surgir a pergunta, se Deus sabia disso Ele deixou o mal acontecer ?Se Deus deixasse vir a existência apenas aqueles que Ele sabia que não iriam contra a vontade Dele, Ele estaria sendo hipócrita, estaria dizendo, todos tem o direito de escolher mas só haverá existência para quem não optar pelo mal.''Ah, mas quem iria saber ??'' Deus sabe, isso basta!Ele não obedece apenas quando está todo mundo vendo, Deus não duela com o seu caráter.Mas Ele é maravilhoso, Ele consegue tirar bençãos de coisas que Ele não desejou.Deus não queria que o pecado viesse a existência, mas uma vez que ele veio a existir, Deus tirou desta situação uma benção!Uma vez que o mal se tornou um ato e não mais uma possibilidade através de Lúcifer, Deus poderia agora destruir o mal!e Deus o destruiu na Cruz do Calvário!Quando Cristo encorporou em seu próprio ser, todo o mal praticado, Ele pagou o preço!Então se houver  a pergunta ''porque Deus não fez nada para o mal não vir a existir?'' eu pergunto, ''quem pagou a conta ?'' Foi Ele mesmo !Ele pagou a maior conta, e se hoje é possível vir aqui falar de esperança em meio ao caos é porque Deus pagou a conta do mal.
Se eu pegar um livro e ler apenas uma página, eu não vou entender a história.Lendo um gibi, veremos que várias vezes durante a história o herói apanha do vilão, e o vilão prende o herói e machuca o herói,mas tristes com isso podemos ir para a última página e ler que o herói vence!Quando voltamos para a metade da história podemos aliviados falar para o vilão, ''ah se você soubesse o que eu sei!''.A bíblia permite a todos nós, ler a última página da história deste mundo e lá todas as coisas serão consertadas. O caso de tristeza, de sofrimento que você passa hoje é apenas uma página de um livro muito maior do que este momento que você está passando, creia que Ele pagou o maior preço e um dia no céu tudo será esclarecido, vale a pena confiar em Deus!
''E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.E ouvi uma grande voz do céu, que dizia:Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.''        Apocalipse 21:2-4

Texto feito através de palestras e escritos  do Dr. Em Teologia Rodrigo Silva.

Um comentário:

  1. Gostei da "profundidade" do texto... Gostaria de destacar o que você colocou “ Todo cristão é a melhor ou pior propaganda que Deus tem.” e a “ A vida do cristão é a única Bíblia que as pessoas lêem fora da igreja .” Concordo com isso!!! Eu creio muito na Bíblia e acredito que ela é incomparável e tem poder suficiente para convencer o homem do pecado e garantir salvação as pessoas... Eu estou tentando (com ajuda de Deus) ler Ela toda neste ano. Não uma leitura comum, mas tentar meditar em seus ensinamentos. Fico preocupada e triste, pois eu também faço parte de um grande número de Cristão que ainda não leu a Bíblia toda... Misericórdia Senhor!!! Isso não quer dizer que não leio. Leio sim!!! Mas poderia ler melhor!!! Só descobrimos Deus através da Bíblia!!! Uma história verdadeira que tem começo, meio e fim... E centrada em Cristo!!! Obrigada por me encorajar a ler a Bíblia, ser propaganda de Cristo!!! Bjus pra vocês!!!

    ResponderExcluir