segunda-feira, 21 de março de 2011

Mentiras e mentirinhas

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Êxodo 20:16


Que tal contar uma mentirinha ?

- para evitar constrangimento? "Lamento muito Sra.Helena.Não pudemos terminar o seu trabalho ontem à noite porque nossa máquina estragou."
(Na verdade, a gente se esqueceu completamente.)
-para evitar ferir os sentimentos de alguém? "Muito obrigada por ter mandado aqueles bolinhos.Estavam uma delícia!"
(Demos uma mordida e jogamos o resto fora.)
Estas são pequeninas prevaricações de todo dia.Nada de maior importância, certo ?
De fato, o sacerdote anglicano Joseph Fletcher quis levar mais adiante a questão.Formulou um sistema ético que legitimaria a maior das mentiras "convencionais".
Fletcher ensinou que a ação "correta" num determinado caso depende da situação.Pode-se justificar até uma mentira colossal, alegava ele, se o motivo for correto.
É fácil entender porque esse jeito de pensar tem influenciado milhões de pessoas. Prolongamentos populares das idéias de Fletcher tornaram a mentira mais do que socialmente aceitável,
muita gente a considera até essencial.
Não é difícil descobrir que a Bíblia discorda frontalmente dessa ética escorregadia.O rei Salomão diz que os "lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor"(Provérbios12:22).
Uma "abominação" é algo odioso e revoltante.O livro do Apocalipse une-se ao coro, advertindo-nos solenemente de que "o que pratica abominação e mentira" não terá
parte na eternidade de Deus(Apocalipse 21:27)Poderíamos acrescentar dezenas de outras passagens ao longo da Bíblia que fazem eco ao mesmo ponto de vista radical.
O que há de tão ruim com uma mentirinha de vez em quando ? Por que a Bíblia insiste tanto em que se diga a verdade ?Considere o seguinte :
1.A mentira destrói a liberdade e a dignidade das vítimas porque é sempre manipuladora.Mentindo para alguém, retiramos a sua capacidade de escolher racionalmente, de tomar
uma decisão e de formar uma opinião com base nas informações exatas.
2.A mentira danifica a liberdade das pessoas que se envolvem com ela, porque rapidamente se enredam na teia de seu próprio engano e manipulação.Abraão Lincoln disse:
"Nenhum homem tem memória suficientemente boa para torná-lo um mentisoso bem-sucedido."
3.A mentira destrói a confiança.Às vezes, é possível enganar as pessoas, mas geralmente não por muito tempo.A confiança e a suspeita aumentam exponencialmente quando se descobre uma mentira.Ninguém confia num mentiroso e ninguém é mais desconfiado que um mentiroso.As pessoas que mentem com naturalidade não confiam nos outros.Supõem que sejam com elas mesmas.
4.A mentira destrói nossa relação com Deus.Essa pode ser a menor preocupação de alguém que se esforça para sair de uma enrascada.Mas, no fim, é o efeito mais devastador de todos.Vamos considerar um pouco mais esse aspecto.
-O povo pode me perguntar:”Qual é o seu nome?”-afirmou Moisés.- Que lhes direi?(Êxodo 3:13).
-Ehyeh asher Ehyeh – disse a voz no meio da sarça ardente.”Eu sou o que Sou”.”Assim dirás aos filhos de Israel:Eu sou me enviou a vós outros(verso14).Assim Deus Se identificou por sua característica mais fundamental:Ele é Aquele que é.
O apóstolo João nos diz que, “no princípio”, o Verbo que era Deus já estava presente(João1:1).O texto não diz no princípio de que, porque isso não importa.Nem explica quando ocorreu esse princípio, isso também não interessa.Tudo teve um início, mas Deus não.Quando tudo começou Deus já estava lá.Ele é todo-suficiente, imutável e sempre presente.A palavra hebraica mais frequentemente traduzida como “verdade” é emeth.Na linguagem cotidiana, a “verdade” se refere aos fatos.”Vou lhe contar a verdade” significa:”Vou-lhe contar os fatos como os conheço.”Mas a ideia bíblica de emeth não é meramente a percepção que alguém tem das coisas;é a natureza intríseca das coisas como são, não é apenas algo até onde contamos, mas sim o que é.
Do diabo, disse Jesus,”Jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade.Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”(João8:44)
Jesus nos adverte de que está chegando a hora em que milhões de pessoas serão esmagadas pelo mais poderoso e sofisticado engano de todos os tempos.Líderes religiosos altamente convincentes operarão “grandes sinais e prodígios para enganar se possível, os próprios eleitos.”(Mateus24:24 )Esse movimento é chamado de “anticristo”, porque a missão de Jesus desde o início foi dizer a verdade acerca de Deus.(João 18:37)O anticristo, “o homem da iniquidade”(2 Tessalonicenses 2:3), virá “com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem , porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.”(versos 9e 10)Se amamos a verdade, nós a buscaremos.Para nós será importante descobri-la.Separaremos tempo e faremos o esforço necessário (João5:39).O estudo diário da Bíblia e a oração pedindo entendimento farão parte da nossa vida.(Atos 17:11)Jesus contou a história de um homem que estava arando e notou que o arado bateu de repente em alguma coisa dura.Era uma caixa antiga, cheia de tesouros .O homem vendeu imediatamente tudo o que possuía e comprou o campo.Jesus disse que o homem fez isso “transbordante de alegria.”(Mateus 13:44)Por que a alegria ? A resposta é obvia não é ?Ele estava feliz porque reconheceu o valor daquilo que tinha encontrado, o homem sabia que o tesouro valia muito mais do que qualquer coisa que já houvesse possuído.O “campo” na história de Jesus representa a Bíblia, a Palavra de Deus.O tesouro é a verdade que ela contém.Se realmente amamos a verdade, experimentaremos essa mesma alegria ao estudar a Escritura e descobrir a beleza de seus ensinos.(1 Coríntios 13:6)Se amarmos a verdade, ela transformará nossa vida.A Bíblia deixa claro que nada será realmente verdade para nós a menos que faça diferença na maneira como vivemos e nos comportamos.(Gálatas 5:7;Romanos 2:8)Finalmente se amamos a verdade, ficaremos ansiosos por transmití-la.Uma vez tendo visto a beleza da verdade e experimentado seu poder (1 Pedro 1:22), ficaremos entusiasmados com ela e nos parecerá natural partilhá-la com outros.
A profecia acerca do tempo do fim tem uma nota de grande encorajamento para nós.Diz que nem todos serão vencidos pela grande mentira.João o revelador, viu em visão um grupo de pessoas vivendo nos últimos dias e seguindo o “Cordeiro por onde quer que vá”(Apocalipse14:4)A profecia então acrescenta que “não se achou mentira na sua boca”.(verso 5)Essas pessoas seguem a Jesus, que é a verdade, e esse seguir significa obediência sem reservas.Essas pessoas valorizam a verdade suficientemente para buscá-la, e a descobrem.Tendo encontrado a verdade, desejam partilhá-la , porque a profecia diz que ela está “na sua boca”.Aquilo que encontraram mudou a sua vida e agora não estão dispostas a conservá-la de modo egoísta para si mesmos.Como resultado, tornam-se destemidas testemunhas de Deus e da verdade em meio ao engano.A essa altura, a história terá completado o círculo .Os seguidores do Cordeiro serão dignos sucessores dos cristãos primitivos, que tiveram de enfrentar fortes pressões da correção política e do pensamento coletivo da época.Quando os líderes ordenaram que os apóstolos fossem açoitados, diz o relato, “eles se retiraram... regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome.E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo.”(Atos 5:41 e 42)
Os cristãos primitivos , assim como as pessoas que seguem o Cordeiro nos últimos dias, entederam o sentido de Êxodo 20:16.Para eles, não dizer falso testemunho significa dar um testemunho destemido da verdade.E dessa maneira foram dignos seguidores de Jesus ,que disse:”Eu sou o caminho, a verdade e a vida.”(João 14:6)

5 comentários:

  1. A mentira é ruim sendo grande,pequena ou média.
    Prefiro uma verdade dita do que uma mentira mal contada.

    ResponderExcluir
  2. Isso ae Milena, a verdade é sempre construtiva.
    Ao contrário da mentira, que no momento pode servir. Mas nao passa de um paleativo. E como todo paleativo, só tampa o sol com a peneira.
    Fica com Deus, grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto, a explanação, a introdução no tema, mas esse é um tema que mesmo a luz da bíblia nos coloca em alguns dilemas quando entramos na área da ética em nosso trabalho e na submissão as nossa autoridades. Isso é assunto pra um livro, uma coleção, uma biblioteca inteira.
    Um blog que começa com um assunto polêmico. Gostei! :D

    ResponderExcluir
  4. Escreve muito bem. Não curto muito assunto religioso, mas desejo sucesso pra ti.

    http://boomnaweb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Verdade Carlitos, é um assunto que necessita muita atenção e reflexão sobre o nosso modo de lidar com o próximo no cotidiano.E este texto é uma transcrição de um capítulo do livro "Os dez mandamentos" do Pastor americano jubilado Loron Wade.

    ResponderExcluir