sexta-feira, 19 de agosto de 2011

“Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”

Um episódio em especial do reality show da TV Record, “A Casa da Ana Hickmann”, chamou a atenção do Brasil e especialmente dos adventistas do sétimo dia. Foi o momento em que a apresentadora gaúcha conversou com uma das participantes para saber o porquê de ela não ter participado da “balada” na sexta-feira à noite e de uma prova classificatória na piscina, no dia de sábado.
A comunicadora adventista Whasti, que competia para ser a nova repórter do programa “Tudo é Possível”, passou os momentos sabáticos a sós, sem envolver-se em qualquer tipo de atividade secular imprópria para o dia de repouso (Ex 20:8-11) e para qualquer outro dia da semana (nesse caso, baladas).
A princípio, pensei: “por que ela foi a tal programa de TV se sabia que não iria conseguir observar o sábado?” Porém, me dei por satisfeito com a justificativa que deu a Ana Hickmann: “quando a gente quer muito uma coisa… a gente vai atrás”. Ela tem razão: temos que correr atrás dos nossos sonhos, pois, neste mundo de pecado e tristezas, sonhar nos ajuda a levar a vida com mais alegria e mais facilidade, pois, isso é um bálsamo para a emoção.
Ela demonstrou estar disposta a correr atrás do sonho dela, mas, o mais importante é que Wasthi compreendeu que os sonhos de Deus são maiores. Ela entendeu que há recompensa em sacrificarmos nossas vontades, caso elas venham a interferir em nossa lealdade ao Deus Criador que tanto fez (Tt 3:5), faz (1Co 1:18) e fará (Rm 5:9) por nós.
QUEM REINA EM SEU CORAÇÃO: A VONTADE DE DEUS OU AS SUAS?
No momento não escrevo para defender apologeticamente a doutrina do sábado – tão clara nas Escrituras (Gn 2:1-3; Ez 22:26; Ex 20:8-11; At 16:13; Ap 14:6, 7). O que quero destacar é a atitude da competidora em sacrificar a própria vontade para fazer a vontade de Deus. E isso em rede nacional!
Na conversa com a apresentadora da TV Record percebe-se que nossa irmã na fé compreendeu as palavras de Atos 5:29: “[...] Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.” Confesso que ao ver o vídeo no YouTube me perguntei: “até que ponto eu estaria disposto a sacrificar minhas vontades para fazer a vontade de Deus?” Profanar o sábado não é a minha maior tentação por que no meu tempo de adventismo estou acostumado a observá-lo com minha família e amigos. É algo que me dá muito prazer.
Minha “angústia” está em olhar para dentro de mim e descobrir se, em outras áreas da minha vida, também estarei disposto a deixar de lado “o próprio eu” para que Cristo viva em mim (Gl 2:20). Gostaria de saber se, em certos momentos de prova, estarei tão disposto a erguer a bandeira dos bons princípios como estou decidido a erguer a bandeira da guarda do sábado.
Porém, de algo tenho certeza: não importa a área da vida em que sejamos mais fracos, pelo poder de Cristo (Fp 2:13) podemos viver como o “sal da terra” e a “luz do mundo” (Mt 5:14-16). Se assim vivermos, inevitavelmente ouviremos das pessoas o mesmo que Wasthi, ao final de sua conversa com Hickmann:
“Você é uma pessoa muito especial e mostrou ser mais especial ainda agora por que acredita nos seus princípios, segue dessa forma… [nesse tipo de] pessoa [...] a gente pode confiar”.
OS SONHOS DE DEUS SÃO MAIORES QUE OS NOSSOS
Precisamos estar dispostos a crer especialmente numa daquelas frases em que Wasti regou-a com as próprias lágrimas, e que pode ser a pura expressão da fé e entrega ao Deus que tudo sabe e que tudo pode em favor dos filhos dEle: “Por maior que seja o meu sonho, o sonho de Deus é maior pra mim”.
Acredito que também por meio de Ana Hickmann, Deus deu uma mensagem forte a todos aqueles que desejam viver o sonho dEle. “Seja sempre sincera. Nunca esconda de você mesmo e nunca esconda de ninguém aquilo que você acha e aquilo que você é”.
Até que ponto somos sinceros e transparentes com respeito aquilo que somos e acreditamos, para que perfumemos a vida das pessoas como bons perfumes de Cristo? “Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.” (2Co 2:15)
Converse com Deus sobre você. Pergunte-Lhe (se já não tiver a resposta) em que área (s) da vida precisa se fortalecer ainda mais para representá-Lo bem diante da sociedade. Faça a mesma oração que Davi, certo (a) de que esse tipo de prece nunca deixará de ser atendida pelo Espírito Santo:
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 139:23-24).

7 comentários:

  1. Desculpa não compatilho da sua religião

    ResponderExcluir
  2. Triste, uma pobre garota que não pode fazer o que gosta, não pode realizar seus sonhos por causa da lavagem cerebral que devem ter feito nela, desde criança. Quando cair a ficha dela, se é que vai cair algum dia, vai se arrepender amargamente das oportunidades que perdeu na vida em nome de um conto de fadas ridículo...

    ResponderExcluir
  3. Pablo,legal vai ser "SE"Cristo voltar,como vai ficar a sua cara...pelo menos nós temos duas opções,estarmos sendo supostamente enganados "lavados" e termos o fim de qualquer ser humano,ouuuuuuu estarmos certos e Cristo voltar,e nos salvarmos....

    Há sim! quantas opções vc tem mesmo?

    ResponderExcluir
  4. ESTA GAROTA Q É UMA ADVENTISTA DE VERDADE!!!

    ResponderExcluir
  5. Para o comentarista crítico acima, só posso dizer que "a pobre menina" foi contratada pela Ana Hickmann para fazer a cobertura do programa que "desistiu". Que chato né? Não consigo entender até hoje, porque as pessoas que são fiéis a Deus sempre vencem... kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Será que alguém aqui sabe onde ela trabalhava antes de ir pra casa de Ana Hickman?


    http://tvparanaiba.com.br/player.php?id=6385

    Será que, nesse programa, ela testemunha de Jesus? Ou testemunha do mundo?

    ResponderExcluir
  7. “Tornará a apiedar-se de nós; pisará as nossas iniqüidades e lançará os nossos pecados nas profundezas do mar”. Miquéias 7:19

    O diferencial de qualquer cristão não está em ser perfeito, mas sim em obter o perdão do Pai através de Jesus que sempre lança os nossos pecados nas profundezas do mar e os esquece quando temos o verdadeiro arrependimento, nós não temos o direito de "pescar" o pecado de ninguém. Inclusive nós sabemos de quem é o papel de acusar, "porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite." Apocalipse 12:10

    Parabéns Wasthi pela sua firmeza!

    Feliz sábado a todos, que Deus nos abençoe,


    Igor.

    ResponderExcluir