Um episódio em especial do reality show da TV Record, “A Casa da Ana  Hickmann”, chamou a atenção do Brasil e especialmente dos adventistas do  sétimo dia. Foi o momento em que a apresentadora gaúcha conversou com  uma das participantes para saber o porquê de ela não ter participado da  “balada” na sexta-feira à noite e de uma prova classificatória na  piscina, no dia de sábado. 
A comunicadora adventista Whasti, que competia para ser a nova  repórter do programa “Tudo é Possível”, passou os momentos sabáticos a  sós, sem envolver-se em qualquer tipo de atividade secular imprópria  para o dia de repouso (Ex 20:8-11) e para qualquer outro dia da semana  (nesse caso, baladas).
A princípio, pensei: “por que ela foi a tal programa de TV se sabia  que não iria conseguir observar o sábado?” Porém, me dei por satisfeito  com a justificativa que deu a Ana Hickmann: “quando a gente quer muito uma coisa… a gente vai atrás”.  Ela tem razão: temos que correr atrás dos nossos sonhos, pois, neste  mundo de pecado e tristezas, sonhar nos ajuda a levar a vida com mais  alegria e mais facilidade, pois, isso é um bálsamo para a emoção.
Ela demonstrou estar disposta a correr atrás do sonho dela, mas, o  mais importante é que Wasthi compreendeu que os sonhos de Deus são  maiores. Ela entendeu que há recompensa em sacrificarmos nossas  vontades, caso elas venham a interferir em nossa lealdade ao Deus  Criador que tanto fez (Tt 3:5), faz (1Co 1:18) e fará (Rm 5:9) por nós.
QUEM REINA EM SEU CORAÇÃO: A VONTADE DE DEUS OU AS SUAS?
No momento não escrevo para defender apologeticamente a doutrina do  sábado – tão clara nas Escrituras (Gn 2:1-3; Ez 22:26; Ex 20:8-11; At  16:13; Ap 14:6, 7). O que quero destacar é a atitude da competidora em  sacrificar a própria vontade para fazer a vontade de Deus. E isso em  rede nacional!
Na conversa com a apresentadora da TV Record percebe-se que nossa irmã na fé compreendeu as palavras de Atos 5:29: “[...] Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.”  Confesso que ao ver o vídeo no YouTube me perguntei: “até que ponto eu  estaria disposto a sacrificar minhas vontades para fazer a vontade de  Deus?” Profanar o sábado não é a minha maior tentação por que no meu tempo de adventismo estou acostumado a observá-lo com minha família e amigos. É algo que me dá muito prazer.
Minha “angústia” está em olhar para dentro de mim e descobrir se, em outras áreas da minha vida,  também estarei disposto a deixar de lado “o próprio eu” para que Cristo  viva em mim (Gl 2:20). Gostaria de saber se, em certos momentos de  prova, estarei tão disposto a erguer a bandeira dos bons princípios como  estou decidido a erguer a bandeira da guarda do sábado.
Porém, de algo tenho certeza: não importa a área da vida em que  sejamos mais fracos, pelo poder de Cristo (Fp 2:13) podemos viver como o  “sal da terra” e a “luz do mundo” (Mt 5:14-16). Se assim vivermos,  inevitavelmente ouviremos das pessoas o mesmo que Wasthi, ao final de  sua conversa com Hickmann:
“Você é uma pessoa muito especial e mostrou ser mais especial  ainda agora por que acredita nos seus princípios, segue dessa forma… [nesse tipo de] pessoa [...] a gente pode confiar”.
OS SONHOS DE DEUS SÃO MAIORES QUE OS NOSSOS
Precisamos estar dispostos a crer especialmente numa daquelas frases  em que Wasti regou-a com as próprias lágrimas, e que pode ser a pura  expressão da fé e entrega ao Deus que tudo sabe e que tudo pode em favor  dos filhos dEle: “Por maior que seja o meu sonho, o sonho de Deus é maior pra mim”.
Acredito que também por meio de Ana Hickmann, Deus deu uma mensagem forte a todos aqueles que desejam viver o sonho dEle. “Seja sempre sincera. Nunca esconda de você mesmo e nunca esconda de ninguém aquilo que você acha e aquilo que você é”.
Até que ponto somos sinceros e transparentes com respeito aquilo que  somos e acreditamos, para que perfumemos a vida das pessoas como bons  perfumes de Cristo? “Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.” (2Co 2:15)
Converse com Deus sobre você. Pergunte-Lhe (se já  não tiver a resposta) em que área (s) da vida precisa se fortalecer  ainda mais para representá-Lo bem diante da sociedade. Faça a mesma  oração que Davi, certo (a) de que esse tipo de prece nunca deixará de  ser atendida pelo Espírito Santo:
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os  meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo  caminho eterno.” (Sl 139:23-24).